Visitantes

domingo, 1 de abril de 2018

Atividade- Produção de crônica


Atividade

Escreva uma crônica que tenha como inspiração uma das notícias abaixo.
Não se esqueça a crônica é um texto narrativo, em geral curto; que trata de problemas do cotidiano; assuntos comuns, do dia a dia; traz as pessoas comuns como personagens, sem nome ou com nomes genéricos, é organizado em torno de um único núcleo, um único problema; escolha se será em 1ª  (o narrador participará da história) ou 3ª pessoa o narrador não participará da história; a história tem como objetivo envolver, emocionar o leitor.


ELEMENTOS ESSENCIAIS DA NARRATIVA

1.ENREDO:  as ações da história;

2.PERSONAGENS: os seres que participam da história;

3.NARRADOR: aquele que conta a história;

4.TEMPO: poder ser cronológico ou psicológico, mas ficaremos com o cronológico: quando acontece a história, é o tempo dividido em dias, semanas, estações do ano, e etc. É o tempo marcado pelo relógio.

5.ESPAÇO: onde acontece a história.

O ENREDO DEVE CONTER:

1. Situação inicial de equilíbrio: Momento em que o leitor se situa, é a parte do texto em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar em que a ação se desenvolverá. Cria-se um cenário e uma marcação de tempo para os personagens iniciarem suas ações;

2. Surgimento de um conflito: surge o problema a complicação, começam a ocorrer os acontecimentos, as ações, que conduzem a narrativa a um ponto máximo de tensão;

3. Clímax:   é o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão, tornando o desfecho inevitável.

4. Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário